sexta-feira, 29 de maio de 2009

O asteróide 99942 Apophis

A NASA está bastante preocupada com o assunto que nós vamos tentar explicar-vos neste texto. Achamos que este assunto é da importância de todos, pois muitas vezes vemo-lo ficcionado no cinema, mas agora é bem real.

Há um perigo no espaço que está a preocupar muito gente. O asteróide 99942, Apophis, descoberto em 2004, tem uma órbita elíptica. Os astrónomos calcularam que existe uma probabilidade de 1 em 25 mil de o asteróide mudar de órbita e colidir com o nosso planeta.

Os cientistas pensaram nesta situação. Existem duas opções para o impedir de colidir com o nosso planeta, a primeira opção é alterar a sua órbita da seguinte maneira: a nave espacial usa a força de atracção gravitacional do asteróide, mantendo-se próxima dele e depois prende o asteróide e desvia-lhe a órbita através dos propulsores da nave.

Mas existe outra opção. Podemos fazê-lo explodir enviando um míssil. Mas neste caso existirá o perigo de caírem detritos da explosão com dimensões consideráveis na Terra.

Se nenhuma destas opções resultar, embora as hipóteses de acontecer uma catástrofe sejam extremamente remotas, se o asteróide cair, como já tinha referido antes, haverá grandes alterações no planeta. (Calcula-se que possa passar no campo gravitacional da Terra no dia 13 de Abril de 2036).

Um comentário:

  1. este texto está muito bem escrito e o blogue está bem elaburado adorei continuem assim

    ResponderExcluir