sexta-feira, 20 de março de 2009

A Evolução de Darwin

Exposição de Darwin:
O tema da Área de Projecto na nossa escola é "De Galileu a Darwin, diminuindo distâncias entre nós e o Universo". Por esta razão decidimos divulgar a exposição A Evolução de Darwin que está a decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian desde o dia 12 de Fevereiro, data do bicentenário do nascimento de Charles Darwin. Esta exposição pretende também celebrar 150 anos da publicação do livro A Origem das Espécies, obra fundadora da teoria da evolução.
No próximo dia 22 de Abril iremos visitar esta exposição.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Actividades na nossa Escola (Matilde Rosa Araújo)

No dia 6 de Março de 2009 na nossa escola,vão-se realizar algumas actividades para celebrar o "Ano Internacional da Astronomia", A.I.A 2009, entre as 19 horas e as 21horas. Vamos fazer de conta que somos Galileu e observar por Telescópio:
-Saturno
-Nebulosa de Oríon
-Crateras da Lua
-Sírios

O Drº José Saraiva do NÚCLIO também estará presente para apresentar algumas imagens 3D de Marte.
Estão todos convidados para se divertirem a ver o céu na nossa escola.

segunda-feira, 2 de março de 2009



No passado mês de Fevereiro a Prof. Paula Furtado, foi às escolas do 1º ciclo Padre Agostinho Neto e Tires nº 3, juntamente com a sua boneca Matilde Galileu, conversar com os alunos do 3º e 4º ano, sobre Astronomia.Todos estavam ansiosos por esta visita. A sala estava devidamente decorada com trabalhos alusivos ao Ano Internacional da Astronomia.




No início da conversa a Prof. Paula colocou algumas perguntas. Alguns meninos responderam correctamente a questões sobre as estrelas. Mas descobriram que muito mais havia para aprender. Afinal as estrelas não são todas do mesmo tamanho, não se encontram todas às mesma distância do nosso planeta e o Sol não é a maior estrela que existe no céu. É apenas a estrela que está mais perto de nós e é parecida a todas as outras que só conseguimos ver de noite.



Quando se começou a falar de galáxias o interesse aumentou. A partir de imagens, os alunos da escola puderam perceber que existem muitas galáxias no Universo e que todas elas têm uma forma característica, sendo este um critério utilizado pelos astrónomos para as classificar.

E como foi fácil perceber como se movimentam os astros na nossa Galáxia. Com um simples alguidar com água, canela e uma colher de pau, foi possível, mexendo em círculos a canela na água, observar a formação de uma figura à superfície da água, semelhante à nossa galáxia que tem a forma de uma espiral.


O Sistema Solar também despertou grande curiosidade em todos os meninos. Falou-se em algumas características dos maior astro do Sistema Solar, o Sol, e dos planetas.

No fim, e para acabar em grande todos tiveram oportunidade de observar o Sol, através do telescópio que a Prof. Paula levou consigo. Mas, sempre com muito cuidado, utilizando filtros adequados, pois olhar directamente para o Sol pode cegar.