segunda-feira, 2 de março de 2009



No passado mês de Fevereiro a Prof. Paula Furtado, foi às escolas do 1º ciclo Padre Agostinho Neto e Tires nº 3, juntamente com a sua boneca Matilde Galileu, conversar com os alunos do 3º e 4º ano, sobre Astronomia.Todos estavam ansiosos por esta visita. A sala estava devidamente decorada com trabalhos alusivos ao Ano Internacional da Astronomia.




No início da conversa a Prof. Paula colocou algumas perguntas. Alguns meninos responderam correctamente a questões sobre as estrelas. Mas descobriram que muito mais havia para aprender. Afinal as estrelas não são todas do mesmo tamanho, não se encontram todas às mesma distância do nosso planeta e o Sol não é a maior estrela que existe no céu. É apenas a estrela que está mais perto de nós e é parecida a todas as outras que só conseguimos ver de noite.



Quando se começou a falar de galáxias o interesse aumentou. A partir de imagens, os alunos da escola puderam perceber que existem muitas galáxias no Universo e que todas elas têm uma forma característica, sendo este um critério utilizado pelos astrónomos para as classificar.

E como foi fácil perceber como se movimentam os astros na nossa Galáxia. Com um simples alguidar com água, canela e uma colher de pau, foi possível, mexendo em círculos a canela na água, observar a formação de uma figura à superfície da água, semelhante à nossa galáxia que tem a forma de uma espiral.


O Sistema Solar também despertou grande curiosidade em todos os meninos. Falou-se em algumas características dos maior astro do Sistema Solar, o Sol, e dos planetas.

No fim, e para acabar em grande todos tiveram oportunidade de observar o Sol, através do telescópio que a Prof. Paula levou consigo. Mas, sempre com muito cuidado, utilizando filtros adequados, pois olhar directamente para o Sol pode cegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário