sexta-feira, 19 de junho de 2009

Via Láctea



Uma galáxia é um conjunto de estrelas gases e poeiras e nebulosas que permanecem juntos devido à gravidade. A nossa galáxia chama-se Via Láctea e é uma galáxia com forma em espiral.
A massa da Via Láctea é de 160 milhões de massas solares, correspondendo 10 % a gases e poeiras. Apresenta um período de rotação de 225 milhões de anos, girando a uma velocidade de 800 mil km/ h.
A Via Láctea está sempre em movimento, pois o Universo encontra-se em expansão desde a sua formação e por isso não temos a certeza onde se situa. No entanto sabe-se que o centro da via Láctea está situado na direcção da constelação Sagitário e que a galáxia mais próxima é a Nuvem de Magalhães, visível do Hemisfério Norte.
O braço da galáxia que se situa mais perto do centro, é o braço Centauro, visível apenas no Hemisfério Sul. Segue-se o braço de Sagitário, de onde parte o braço onde se situa o Sistema Solar, o braço de Orionte. Depois situa-se o braço de Perceu e o mais exterior, o de Cisne
Só foi possível conhecer a localização do Sistema Solar da Via Láctea em 1920. Quem fez esta descoberta foi um astrónomo Americano, Harlow Shapley.

5 comentários:

  1. Muito Bom o Conceito de vocês a respeito de Via Lactea, Gostei muito das informações e dos exemplos citados... :)

    ResponderExcluir
  2. legallll valeu pela dica

    ResponderExcluir
  3. Boom Vllw pelas dicas ²
    Poorq eu nãão sabia quse nda sobre esse asunto
    e eu precisava faze um trabalhos e vocês me ajudaram mto
    Obrigada !

    ResponderExcluir
  4. cara muito interessante brigadao....vcs deram um conceito muito bom e facil de entender mesmo para pessoas que nao sao muito boas em astronomia.

    ResponderExcluir
  5. super legal!!! vlwwwwww

    ResponderExcluir